Capital de Giro para empresas, veja como funciona

Você pode não falar sobre capital de giro das empresas todos os dias, mas esse termo contábil pode ser a chave para o sucesso da sua empresa.

O capital de giro afeta muitos aspectos do seu negócio, desde pagar seus funcionários e fornecedores até manter as luzes acesas e planejar um crescimento sustentável a longo prazo.

Em suma, o capital de giro é o dinheiro disponível para cumprir suas obrigações atuais e de curto prazo.

Para garantir que seu capital de giro funcione para você, você precisará calcular seus níveis atuais, projetar suas necessidades futuras e considerar maneiras de garantir que você sempre tenha dinheiro suficiente.

Se você está lutando para expandir seu negócio ou tirar proveito de projetos maiores, o capital de giro pode ajudar.

O capital de giro suporta seus custos diários de funcionamento, financia projetos maiores e pode ajudá-lo a permanecer à tona, mesmo durante os momentos mais difíceis.

Aqui exploramos tudo o que você precisa saber sobre capital de giro para que você possa sobreviver a tempos econômicos difíceis e aproveitar essas grandes oportunidades quando elas surgirem.

O Que É Capital De Giro das empresas?

O dinheiro que você tem em mãos. Seja economia de lucro, um empréstimo bancário ou outros meios de levantar capital. Este é o seu capital de giro. O capital de giro financia suas operações diárias, ajuda você a pagar outras despesas operacionais.

Basicamente, o capital de giro são os fundos que você tem para cobrir suas despesas de curto prazo.

Como calcular o capital de giro das empresas

Você pode ter uma noção de onde está agora, determinando sua taxa de capital de giro, uma medida da saúde financeira de curto prazo da sua empresa.

Fórmula de capital de giro:

  • Ativos correntes / Passivos correntes = capital de giro

Seu capital de giro líquido informa quanto dinheiro você tem prontamente disponível para atender às despesas atuais.

Fórmula de capital de giro líquido:

  • Ativos correntes – Passivos correntes = Capital de giro líquido

Para esses cálculos, considere apenas ativos de curto prazo, como o dinheiro em sua conta comercial e as contas a receber – o dinheiro que seus clientes lhe devem – e o inventário que você espera converter em dinheiro dentro de 12 meses.

Os passivos de curto prazo incluem contas a pagar – dinheiro que você deve aos fornecedores e outros credores – bem como outras dívidas e despesas acumuladas por salário, impostos e outros gastos.

Entendendo suas necessidades

Obter uma verdadeira compreensão de suas necessidades de capital de giro pode envolver traçar entradas e saídas mês a mês para o seu negócio.

Uma empresa de paisagismo, por exemplo, pode descobrir que suas receitas aumentam na primavera. Então, o fluxo de caixa é relativamente estável até outubro, antes de cair quase para zero.

Partes desses cálculos podem exigir suposições educadas sobre o futuro. Embora você possa ser guiado por resultados históricos, você também precisará levar em consideração novos contratos que espera assinar ou a possível perda de clientes importantes.

Pode ser particularmente desafiador fazer projeções precisas se sua empresa estiver crescendo rapidamente.

Por fim, essas projeções podem ajudá-lo a identificar meses em que você tem mais dinheiro saindo do que entrando. E quando essa lacuna de fluxo de caixa é maior.

As razões pelas quais sua empresa pode exigir capital de giro adicional

Diferenças sazonais no fluxo de caixa são típicas de muitas empresas. Portanto, estas podem precisar de capital extra para se preparar para uma temporada movimentada. Por outro lado, ou para manter o negócio funcionando quando houver menos dinheiro chegando.

Quase todas as empresas terão momentos em que é necessário capital de giro adicional para financiar obrigações. Por exemplo, com fornecedores, funcionários e governo enquanto aguardam pagamentos dos clientes.

O capital de giro extra pode ajudar a melhorar seu negócio de outras maneiras. Por fim, o capital de giro também pode ser usado para pagar funcionários temporários ou para cobrir outras despesas relacionadas ao projeto.

Atendimento Diferenciado

Com atendimento via E-mail, Telefone ou Whatsapp. Um time de especialistas, para uma atendimento personalizado, atendendo as necessidades do seu negócio.

Planos Acessíveis

Temos o Plano perfeito para o seu negócio. Assim, você contrata os serviços que sua empresa necessita.

Fale Conosco